Planejamento reverso ou backward design refere-se à intencionalidade do professor a respeito do que ele pretende que os alunos compreendam ao final da experiência de aprendizagem.
É a partir da intencionalidade – e não do conteúdo, por exemplo, que é realizado todo o planejamento da ação pedagógica. Ele traz a vantagem de estimular a atitude investigativa por parte dos estudantes.
E qual a importância do planejamento reverso exatamente neste momento em que a educação busca desenvolvimento de competências e habilidades em nossos estudantes, com foco em transformá-los em cidadãos plenos e sujeitos com alto senso crítico?
Sobre o tema, a jornalista e educadora Sandhra Cabral, editora do portal Educar para Ser Grande, conversa, aqui no Roda de Conhecimento, com Alessandra Mara de Freitas Silva, assessora acadêmica nacional da área de ciências jurídicas da Anima Educação Docente, mestre em direito e pós-graduada em direito e gestão empresarial pela FGV em Inovações e tendências da Educação pelo instituto Anima.
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Sugestão de leitura: Planejamento para a Compreensão: Alinhando Currículo, Avaliação e Ensino por Meio da Prática do Planejamento Reverso. Edição Português por Grant Wiggins, Jay McTighe, Andréa Schimit Boccia, Bárbara Barbosa Born, Sandra Maria Mallmann da Rosa (Tradutor).
O Roda de Conhecimento é desenvolvido e apresentado por Sandhra Cabral e tem trabalhos técnicos de Léo Engelmann.
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