Lançar mão da análise de dados é tendência mundial, ao ponto de a profissão de estatístico ser uma das mais procuradas pelas grandes empresas.
Na educação não é diferente.
Nos Estados Unidos essa prática é uma realidade e os dados escolares são tratados como preciosidades.
O RISE – Relevant Information to Strengthen Education, programa do Departamento de Educação do Colorado, computa e analisa dados de todos os alunos e professores, desde a educação infantil, das duas mil escolas do estado.
Dos estudantes são analisados os pontos fortes e fracos do aprendizado, a partir dos resultados das provas e atividades realizadas.
Já no caso dos docentes são coletados os programas de preparação dos quais participaram, suas atividades de desenvolvimento profissional e suas características enquanto educadores.
Todos os dados são cruzados e viram informações repassadas ao governo e, por meio delas, são tomadas iniciativas que visam a reforma no setor educacional. Os resultados da análise são igualmente compartilhadas com os alunos, pais, professores e pesquisadores.
A relevância da obtenção e análise de dados é que, organizados e acessíveis aos professores e gestores escolares, auxiliam no diagnóstico de suas turmas e dos alunos individualmente. Ou seja, viram informações exatas que podem ser usadas na tomada de novas ações pedagógicas ou de replanejamento educacional.
Sobre esse tema tão importante, a jornalista e educadora Sandhra Cabral conversou com Vinícius Freaza, professor de química formado pela USP e sócio-diretor da Evolucional.
Quer saber mais sobre a análise de dados na educação e como fazê-lo¿
Ouça esse episódio do Roda de Conhecimento:
O Roda de Conhecimento é um produto do Educar para Ser Grande, idealizado e apresentado por Sandhra Cabral com trabalhos técnicos de Léo Engelmann.
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