“As mudanças são necessárias porque o modelo atual já não faz mais sentido para o estudante das novas gerações. Eu penso que a educação precisa acompanhar as tendências do que está ocorrendo no ambiente social”, afirma Rita Rangel, gestora pedagógica da rede de colégios Santa Marcelina.
Rita Rangel também pondera que o mundo do trabalho mudou muito nos últimos anos, especialmente durante o período pandêmico, as relações sociais mudaram, as relações são mediadas pela tecnologia, gostemos ou não: trata-se de uma nova realidade já estabelecida.
Essa nova realidade demanda novo perfil das pessoas, de todas as pessoas.
“Da forma como está, a educação formal não tem atentado para essas novas demandas e necessidades do mercado e do mundo do trabalho. A gente não pode continuar com o modelo tradicional. O modelo tradicional, baseado na transmissão de conteúdo atendeu a outro paradigma, mas não o da tecnologia, da comunicação, não de uma sociedade digital”, prossegue Rangel.
Caso a escola não atenda as novas necessidades ficará obsoleta e pode tornar-se desnecessária.
Quer saber mais sobre o tema, inclusive o “que é essencial ser alterado de imediato”?
Ouça o bate papo delicioso que a jornalista e educadora Sandhra Cabral teve com Rita Rangel, gestora pedagógica da rede de colégios Santa Marcelina, no Roda do Conhecimento.
O tema será pauta de dois episódios.
Neste primeiro, principais mudanças e todos os motivos que mostram a relevância das alterações sugeridas.
No segundo episódio, na próxima quarta-feira, falaremos sobre desafios, como fazer a implementação de forma adequada e o impacto que ela gera na educação e na escola, a todos os pladyers.
Ouça o primeiro episódio:
https://open.spotify.com/episode/1F4Siz9LeNx59GA1W4lAdt?si=ed0VhlKpSXqggobElGSuzg
Lembrando que neste ano de 2022, escolas públicas e privadas começam a implementar o Novo Ensino Médio.
Essa implementação é feita de forma gradual, sendo iniciada pelo primeiro ano dessa etapa de ensino. No ano que vem as mudanças chegam ao segundo ano e em 2024 ao último ano do Ensino Médio.
No Spotify há duas perguntas que gostaríamos que respondessem.
Conte-nos também o que mais quer ouvir no Roda de Conhecimento. Dê sua sugestão e opinião, comentando e salvando os posts nas redes sociais digitais do Educar para Ser Grande no facebook, instagram, twitter e Youtube.
Lembre-se, toda quarta-feira, um novo bate-papo sobre tema relevante da educação no podcast Roda de Conhecimento. Fique ligado e siga o nosso perfil no Spotify.
Os trabalhos técnicos e edição são de Léo Engelmann.
Para outras finalidades, entre em contato pelo email: sandhra@educarparasergrande.com.br