O Brasil tem, atualmente, dez milhões de pessoas surdas, segundo dados do IBGE.
No mundo, são aproximadamente 500 milhões e, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, até 2050, haverá pelo menos 1 bilhão de pessoas surdas no planeta.
Diante desses números, a ideia é abordar duas questões aqui no Roda de Conhecimento: a educação voltada a esse público e a inclusão deles escola na sociedade. Há equidade?
Para isso, a jornalista e educadora, Sandhra Cabral, editora do portal Educar para Ser Grande, conversou com Osilene Cruz, Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP, coordenadora da Pós graduação e professora do Curso de Pedagogia Bilingue do Instituto Nacional de Educação de Surdos, e professora permanente do mestrado profissional em diversidade e Inclusão da Universidade Federal Fluminense.
Ouça esse episódio do Roda de Conhecimento, comente, compartilhe e curta!
Ocilene Cruz também é autora do livro:
“Práticas pedagógicas no ensino da língua portuguesa escrita para surdos: desafios, experiências e aprendizagens”, ao lado do pesquisador Tiago Ribeiro. Editora WAK.
O Roda de Conhecimento é um produto do Educar para Ser Grande, idealizado por Sandhra Cabral, e tem trabalhos técnicos de Léo Engelmann.
Para mais informações sobre educação visite as redes sociais digitais do Educar para Ser Grande.
Para cursos, palestras e consultoria sobre educação e atualização profissional de professores e gestores educacionais entre em contato conosco pelo email: cursos@educarparasergrande.com.br.