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Habilidades trabalhadas pela educação midiática

2021-06-22-11-21-44-438

Sandhra Cabral

janeiro 26, 2023
Jornalista e Educadora

Levando-se em consideração que a educação midiática reúne habilidades que permitem acessar, pesquisar, analisar, criar, compartilhar e participar do ambiente virtual de forma crítica, hoje detalharei quais são, afinal, as principais habilidades que podem ser trabalhadas pelos docentes em sala de aula, por meio dela.

É bom sempre destacar que o campo de atuação jornalístico-midiático faz parte da BNCC da educação básica e prioriza que os estudantes sejam preparados a ler criticamente para que tenham atuação ativa na sociedade enquanto cidadãos conscientes e plenos.

Isso sem levar em conta, competências do documento que também são abarcados pela educação midiática.

Como quero abordar as habilidades, vamos a algumas delas a seguir:

Leitura crítica

Ler criticamente exige domínio de, primeiramente interpretação de textos, e depois de pesquisa, busca e curadoria de informações, capacidade de avaliar com discernimento e isenção a qualidade e a intenção da informação encontrada, compreensão do papel da mídia e o direito à comunicação e refletir sobre o que não foi dito.

Para desenvolver essa habilidade é preciso que os estudantes adquiram o poder de realizar a análise crítica da mídia em qualquer formato, por meio da leitura reflexiva, entendendo algumas questões prioritárias para que essa análise seja feita de forma adequada. Entre essas questões estão o papel da mídia na sociedade, o direito à comunicação e a garantia da liberdade de expressão; ponto de vista, opinião, partidarismo e objetividade; produção e circulação de informações na mídia e em outros ambientes; poluição informacional, causas e consequências; a comunicação das marcas por meio de canais próprios, parcerias, conteúdo patrocinado e influenciadores; a fusão de papéis de autor e consumidor de informação e suas consequências, o papel das mídias sociais digitais, e por aí vai.

Letramento da Informação

O estudante deve apropriar-se, por meio do processo de ensino e de aprendizagem, de técnicas de busca e pesquisa, curadoria e produção de conhecimento, com habilidades para ter a capacidade de utilizar termos e operadores de busca; avaliar criticamente o propósito e a qualidade da informação encontrada; utilizar mecanismos de checagem da informação; utilizar a informação respeitando as regras de propriedade intelectual, e saber como os algoritmos agem durante o processo de busca.

Escrever com responsabilidade

É necessário que os estudantes entendam que a possibilidade de poder produzir, compartilhar ou comentar conteúdos nas mídias sociais digitais exige que se expressarem de forma clara, assertiva, autônoma e responsável.

Por isso, precisam desenvolver a autoexpressão e aprender a usar adequadamente dados, textos, áudio, imagens, fotos, infográficos; devem entender que cada mídia tem sua linguagem própria, adaptando o conteúdo a cada formato de mídia; precisam justificar suas escolhas criativas e estéticas com coerência; analisar as vantagens e as desvantagens de cada ferramenta de acordo com o propósito; além de colocarem em prática a análise e a autorreflexão enquanto autores.

Letramento e fluência digital

Diz respeito à habilidade de os alunos acessarem vasta gama de ferramentas digitais e terem flexibilidade para localizá-las e, sobretudo, e adaptar-se a elas, dominando um repertório básico de recursos para a produção e o compartilhamento de conhecimento.

Participação ativa

Por meio da leitura e a escrita os estudantes devem participar de maneira crítica e responsável da sociedade, promover a cultura da informação verdadeira e construtiva, combatendo a desinformação e os discursos de ódio, intolerância e preconceituosos que permeiam o cotidiano de todos.

Para isso, é fundamental o desenvolvimento de habilidades criativas e de resolução de problemas, com a utilização dos recursos de mídia para construir narrativas dedicadas a alguma causa ou serviço, como pede a cidadania digital.

Trabalhar a Educação Midiática no dia a dia é mais simples do que parece…

Para começar, basta estimular o estudante a sempre questionar ou mesmo duvidar da informação, ao invés de consumi-la como verdade absoluta.

Para esse início pode-se estimular a leitura reflexiva e crítica da seguinte forma – apenas um exemplo:

Indicar um conteúdo aos estudantes e convidá-los a questionar o texto, fornecendo alguns direcionamentos, que podem ser:

Analisar o conteúdo: se já ouviu falar sobre o tema abordado, se parece duvidoso, se está contextualizado, e nunca compartilhar se não tiver certeza do que está escrito alí;

Investigar a fonte: de onde vem o texto, se a fonte é confiável, quem é o autor, se há a data de publicação, verificar os comentários sobre o assunto, buscar mais informações sobre a fonte em sites confiáveis, etc.;

Buscar informações detalhadas sobre o assunto do conteúdo: sempre pesquisar em outras fontes sobre o tema e comparar os dados;

Descobrir o contexto original do assunto tratado: saber em que contexto o fato ocorreu evita que as mensagens sejam manipuladas. Isso significa que é preciso ir direto à fonte que produziu a notícia para ter certeza de que está correta.

A partir de qualquer texto, o professor sempre pode aguçar a leitura reflexiva e a análise crítica, realizando perguntas como:

Os fatos se sustentam? Buscar evidências. Quem criou o conteúdo? É certo que se pode confiar nesta fonte? Pesquisar a fonte. Qual é a história toda, na íntegra? Identificar o contexto. Para quem o conteúdo foi criado e direcionado? Descobrir o público-alvo da informação. Por que foi produzido? Analisar a intenção, objetivo real da mensagem. Como a informação é apresentada ao público-alvo? Que impacto que ela causa nele?

Ao responderem a essas questões, provavelmente os alunos terão dados para avaliarem se a informação está correta, se é confiável, qual o objetivo da mensagem e poderão formar suas opiniões a respeito do tema.

Continue acompanhando nossas postagens. A próxima será sobre outras formas de levar a educação midiática aos estudantes, independentemente da disciplina.

 Por Sandhra Cabral

Mestre em Inovação na Comunicação de Interesse Público pela USCS/USP, com área de pesquisa voltada ao uso da comunicação em Comunidades de Prática Virtuais para a atualização e formação continuada de professores e lideranças educacionais; educomunicadora, jornalista graduada pela UMESP – Universidade Metodista do Estado de São Paulo; docente universitária na USCS – Universidade Municipal de São Caetano do Sul; CEO do Educar para Ser Grande, Consultora em Inovação na Educação e em Educomunicação. Jornalista premiada, com mais de 25 anos de experiência em hard news.

Instagram: @educarparasergrande

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O objetivo da palestra é abordar a Inteligência Artificial e os impactos dela na educação. A AI já está entre nós e entre os nossos estudantes, então, como a escola deve se movimentar para integrar a AI e oferecer aprendizagem significativa para os alunos?

Responsável:
Sandhra Cabral

E-mail de contato:
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Roteiro da palestra

  • Inteligência Artificial: benefícios e desafios para a educação
  • Repensando o atual sistema educacional baseado no conhecimento
  • Apropriando-se das ferramentas de AI para aplicar em sala de aula
  • Inteligência Artificial e educação midiática de nossos estudantes
  • AI em atividades, pesquisas e produção de conteúdos acadêmicos
  • AI na gestão escolar e na otimização de processos
  • AI utilizada por docentes na preparação de aulas, na preparação de avaliações e no estímulo à construção de conhecimento

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Avaliação de Aprendizagem: processo de inclusão de estudantes e retroalimentação do processo de ensino

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Duração palestra: 60 minutos
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O objetivo da palestra é mostrar os fundamentos gerais da Avaliação de Aprendizagem; diferenças entre avaliar e examinar; intencionalidades e momentos da avaliação de aprendizagem e premissa fundamentais da avaliação como processo de inclusão.

Responsável:
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Roteiro da palestra

  • Conceitos sobre avaliação de aprendizagem
  • Diferença entre avaliar e examinar
  • Parâmetros e instrumentos úteis à avaliação de aprendizagem
  • Compreender o processo avaliativo como instrumento de inclusão
  • Importância do processo avaliativo como mecanismo de retroalimentação do processo de ensino e de aprendizagem
  • Elementos e estratégias de inclusão em meio a processos avaliativos
  • Promoção da ideia de que o processo avaliativo considera e valoriza diferenças durante a aprendizagem
  • Destacar a importância da avaliação formativa e das devolutivas pedagógicas (feedbacks)
  • Desenvolver o olhar avaliativo cujo foco é o estudante

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Cidadania digital em sala de aula e fora dela

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Duração palestra: 60 minutos
Duração Workshop: 90 minutos

Quer levar essa palestra para sua escola, rede de ensino, evento ou congresso?

O objetivo é levar aos educadores as principais problemáticas da cidadania digital aplicada ao contexto escolar, como a proteção à privacidade, a segurança da informação, acessibilidade, o ecossistema da vida civil digital, o combate a violências online e o uso de recursos educacionais abertos e gratuitos, conectando-os à BNCC e as diretrizes da Educação Profissional e Tecnológica, com foco no desenvolvimento do trabalho com crianças e jovens.

Responsável:
Sandhra Cabral

E-mail de contato: cursos@educarparasergrande.com.br

Roteiro da palestra

  • Apresentar aos educadores o conceito de cidadania digital e sua relação transversal com a educação básica e também do ensino médio, por meio de leis e marcos legais no Brasil a respeito do uso de internet
  • Abordar a proteção básica e enfrentamento de violências na
  • Internet, como bullying, divulgação de vídeos particulares na rede ou ameaças
  • Compartilhar sugestões de atividades práticas sobre segurança e cidadania digital 
  • Caminhos possíveis para a resolução de situações envolvendo violências online, incluindo canais de ajuda e denúncia
  • Responsabilidade e cidadania no uso da internet, por meio do letramento informacional

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Comunidade de Prática Virtual para atualização profissional docente e de gestores dentro das escolas

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Duração palestra: 60 minutos
Duração Workshop: 90 minutos

Quer levar essa palestra para sua escola, rede de ensino, evento ou congresso?

Objetivo da palestra é capacitar docentes, coordenadores e gestores a atuarem em Comunidades de Prática Virtual para construção de novos conhecimentos, pesquisas, rubricas, formas diferenciadas de avaliação; desenvolvimento de novos protocolos ou melhoria dos já existentes; aperfeiçoamento de ações de aprendizagem ou desenvolvimento de novas práticas; apropriação de novas tecnologias; solução de problemas; e monitoramento de novos projetos.

Responsável:
Sandhra Cabral

E-mail de contato: cursos@educarparasergrande.com.br

Roteiro da palestra

  • Conceito, aplicabilidade e objetivos de uma CoPV
  • Como criar uma CoPV
  • Desenvolvimento, implementação e operacionalidade de uma CoPV
  • Trabalho na CoPV e como promover engajamento e construção de conhecimento conjunto
  • Atuando em equipe para o aperfeiçoamento de todos
  • Comunidade de Prática Virtual na Prática

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Gestão da Comunicação Escolar com foco na melhoria do processo de aprendizagem

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Duração palestra: 60 minutos
Duração Workshop: 90 minutos

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O objetivo é revelar os benefícios da gestão da comunicação escolar para uniformizar, engajar e gerar proatividade por parte da equipe de docentes, funcionários, pais, comunidade escolar e alunos, quando ela é gerida da forma correta.

Responsável:
Sandhra Cabral

E-mail de contato: cursos@educarparasergrande.com.br

Roteiro da palestra

  • Gestão da Comunicação Escolar: o que é e qual é a sua finalidade
  • Impactos positivos da boa gestão da comunicação escolar para o processo de aprendizagem
  • Impactos positivos da boa gestão da comunicação escolar para o engajamento e geração de proatividade de docentes, funcionários e pais
  • Ferramentas e estratégias para implementar uma gestão da comunicação escolar de excelência na escola e/ou na rede de ensino
  • Prática: usando a gestão da comunicação escolar para equacionar problemas no processo de ensino e de aprendizagem

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Comunicação assertiva, não-violenta e escuta ativa a favor do processo de aprendizagem

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Duração palestra: 60 minutos
Duração Workshop: 90 minutos

Quer levar essa palestra para sua escola, rede de ensino, evento ou congresso?

Apresentar aos docentes e gestores educacionais a relevância da boa comunicação com os estudantes para o sucesso do processo de ensino e de aprendizagem. No caso de gestores, reflexo da boa comunicação para o engajamento da equipe.

Responsável:
Sandhra Cabral

E-mail de contato: cursos@educarparasergrande.com.br

Roteiro da palestra

  • Comunicação Assertiva, Comunicação Não-violenta e Escuta ativa: conceitos
  • Diferença e objetivos de cada uma delas na educação
  • Como desenvolvê-las no dia a dia da escola (com estudantes e pais)
  • O que muda no processo de aprendizagem a partir da boa comunicação e da escuta ativa
  • Uso da Escuta Ativa e da Comunicação Não-violenta na resolução de conflitos, desavenças, problemas provocados por ruídos comunicativos e no combate ao bullying
  • Prática: como a escola pode desenvolver estratégias da boa comunicação entre todos os seus players, na busca por resolução de seus problemas?

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Educação não-sexista: necessária para um futuro igualitário entre os gêneros

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Educação não-sexista: necessária para um futuro igualitário entre os gêneros

Duração palestra: 60 minutos
Duração Workshop: 90 minutos

Quer levar essa palestra para sua escola, rede de ensino, evento ou congresso?

O objetivo é apontar caminhos de como levar a educação não- sexista para a educação formal, de forma transversal, com a finalidade de desconstrução de conceitos e padrões preconceituosos e violência de gênero.

Responsável:
Sandhra Cabral

E-mail de contato: cursos@educarparasergrande.com.br

Roteiro da palestra

  • Educação não-sexista: o que é
  • Porque a escola do século XXI deve promover a equidade entre os gêneros no ensino formal
  • Educação não-sexista e os padrões de preconceito perpetuados pela escola e pelos pais
  • Como levar a educação não-sexista para a rotina das aulas de forma transversal e naturalmente
  • Como trazer a educação não-sexista para as mais variadas áreas de conhecimento da educação básica

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Aprendizagem por meio de projetos: porque adotá-los e como desenvolvê-los em linha com a BNCC

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Aprendizagem por meio de projetos: porque adotá-los e como desenvolvê-los em linha com a BNCC

Duração palestra: 60 minutos
Duração Workshop: 90 minutos

Quer levar essa palestra para sua escola, rede de ensino, evento ou congresso?

O objetivo é apresentar aos docentes e gestores educacionais a aplicabilidade da aprendizagem por meio de projetos e os projetos integrados interdisciplinares nas séries da educação básica, para o desenvolvimento das competências e habilidades da BNCC e nos itinerários formativos do Ensino Médio.

Responsável:
Sandhra Cabral

E-mail de contato: cursos@educarparasergrande.com.br

Roteiro da palestra

  • O que é aprendizagem por meio de projetos e quais os impactos positivos dessa metodologia no processo
  • Projeto integrado interdisciplinar e seu objetivo na educação
  • Porque a aprendizagem por projetos e os projetos integrados interdisciplinares estão em linha com a BNCC e itinerários formativos do ensino médio
  • Fases do projeto integrado interdisciplinar e a educação básica
  • Apropriando-se do PII
  • Como o corpo docente deve proceder para cria-lo e desenvolvê-lo para cada turma, atuando como professor-mediador.

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Educação Midiática, Inteligência Artificial e Novos Letramentos na prática docente

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Educação Midiática, Inteligência Artificial e Novos Letramentos na prática docente

Duração palestra: 60 minutos
Duração Workshop: 90 minutos

Quer levar essa palestra para sua escola, rede de ensino, evento ou congresso?

O objetivo é apresentar aos docentes e gestores educacionais a importância de preparar crianças e jovens para o uso intencional da internet, como ela funciona, riscos a que estão submetidos nas redes, e como identificar e descontruir notícias falsas. Impactos dos algoritmos, bolhas e Inteligência Artificial nos conteúdos pesquisados na web.

Responsável:
Sandhra Cabral

E-mail de contato: cursos@educarparasergrande.com.br

Roteiro da palestra

  • Letramento digital e letramento informacional: o que é, para que serve e como incluí-los nas disciplinas transversalmente
  • Educação midiática: o que é e para que serve
  • Entendendo como realizar pesquisas assertivas e altamente producentes na internet
  • Como funciona a internet: algoritmos e bolhas nas redes sociais digitais
  • O que é fake News, indústria de produção de notícias falsas e como se propagam
  • Impacto nocivo das fakes News na sociedade
  • Identificação de notícias falsas: como desconstruí-las para encontrar o conteúdo verdadeiro 
  • Desmistificando a Inteligência Artificial e como impacta conteúdos pesquisados e ações na Internet

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Educomunicação na prática docente: estratégias para o desenvolvimento de competências e habilidades do século XXI

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Educomunicação na prática docente: estratégias para o desenvolvimento de competências e habilidades do século XXI

Duração palestra: 60 minutos
Duração Workshop: 90 minutos

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Essa palestra tem por objetivo apresentar aos docentes e gestores escolares o processo de ensino pela e para a mídia, que utilizado com apropriação e intencionalidade, engaja os estudantes na construção de conhecimento, desenvolvendo também competências e habilidades listadas pela BNCC, como análise crítica e analítica, capacidade de trabalho em grupo, cultura digital, argumentação, protatividade e autonomia, engajamento e comunicação.

Responsável:
Sandhra Cabral

E-mail de contato: cursos@educarparasergrande.com.br

Roteiro da palestra

  • O que é educomunicação?
  • Quais os papéis da educomunicação no processo de ensino e aprendizagem?
  • Características de um professor educomunicador
  • Como inserir as estratégias da educomunicação no ensino formal de transversalmente nas disciplinas ou em projetos
  • Educomunicação, BNCC e Ensino Médio: aplicação prática

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