A necessidade de os nossos estudantes desenvolverem a autonomia desde os primeiros anos de vida não diz respeito apenas à vida escolar. Refere-se também à construção do próprio conhecimento, habilidade para tomar decisões a partir de análise própria e embasada, a fim de tornarem-se protagonistas não apenas no processo de aprendizagem como do projeto de vida de cada um deles.
Falando sobre as competências gerais da Educação Básica propostas pela BNCC, a autonomia é citada como prioritária para a formação de atitudes e valores.
Em geral, o aluno que possui ou desenvolve autonomia no processo de aprendizagem transforma-se em um cidadão proativo, capaz de resolver mais facilmente os desafios que surgem na sua rotina – dentro e fora do contexto educacional-, e torna-se crítico quanto ao que pensa e em relação ao que produz.
Sobre esse relevante tema, a educadora e jornalista Sandhra Cabral, editora do portal Educar para Ser Grande, conversa, aqui no Roda de Conhecimento, com Marina Nordi, pedagoga e fundadora da Escola Mais.
Ouça o podcast, comente e indique aos amigos! Se gostar, siga o perfil do Roda de Conheciento no Spotify:
O Roda de Conhecimento é um produto do Educar para Ser Grande idealizado e apresentado por Sandhra Cabral, e tem trabalhos técnicos de Léo Engelmann.
Para mais informações e notícias relevantes sobre educação siga o portal e as redes do www.educarparasergrande.com.br
Para consultoria, palestras e cursos de atualização profissional docente e de lideranças, entre em contato conosco pelo email: sandhra@educarparasergrande.com.br