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Qual a importância de promover a participação dos alunos nas decisões da escola?

2021-06-22-11-21-44-438

Sandhra Cabral

junho 14, 2021
Jornalista e Educadora

Em tempos de aulas remotas e mesmo nas presenciais é bem difícil promover a participação e o engajamento dos estudantes.

Muito além do engajamento às aulas, há experiências que provam que envolver os alunos em decisões que podem impactar diretamente a rotina deles literalmente faz milagres.

Claro, promover a participação das crianças e adolescentes exige disposição e entendimento da importância dessa ação por parte de gestores e professores, já que isso implica em compartilhar informações e poder.

Nesse caso, existem palavrinhas mágicas a serem abraçadas pela gestão da escola nessa ação, e entre elas destaco diálogo, cooperação e informação transparente. Elas abrem o diálogo e qualificam o processo, que precisa ter equilíbrio entre as responsabilidades dos professores e as contribuições dos estudantes.

Mas atenção: não se pode transformar a participação dos alunos nas decisões da escola em um fardo para eles, bem como não se deve, nunca, em tempo algum, subestimar a capacidades dos nossos jovens e crianças, ainda que pareçam pouco interessados ou menos engajados.

A participação dos alunos deve levar em conta a cultura deles – ou seja, é preciso conhecer o público-alvo -, e jamais obrigá-los a se adequarem a modelos que refletem os dos adultos, no caso gestores e educadores.

E como trazer esses jovens para a participação espontânea?

Utilizando-se, de início, elementos que são familiares a eles e que podem potencializar o engajamento, contribuição, troca de ideias e sugestões, como a arte, ludicidade e mídias digitais.

A cultura democrática pode fazer com que a comunidade escolar ganhe com o compartilhamento de ideias e mais, promova a confiança e interesse das crianças e adolescentes por tudo o que diz respeito à escola. Eles irão desenvolver o sentimento de pertencimento e esse fato é extremamente rico para todos. O resultado pode surpreender no quesito aprendizagem.

A cultura democrática, que promove a participação dos estudantes nas decisões da escola passa pela Escuta, consultando-se os alunos sobre o processo educativo a que estão submetidos.

Escutar os alunos é sinônimo de criação de espaço para que possam compartilhar opiniões sobre diferentes assuntos, dos mais corriqueiros, como as atividades em sala de aula, aos mais complexos, como mudanças no currículo.

Mas o engajamento com o foco na participação real dos estudantes não tem nada a ver com distribuição de um questionário, por exemplo. Aliás, isso não irá funcionar para o propósito de envolvê-los de forma ampla e participativa na vida escolar.

Esse trabalho precisa ser mais elaborado, as consultas devem ser suportadas por dinâmicas, instrumentos e linguagens estimulantes e compreensíveis para eles.  Devem ser inclusivas, para que atraiam múltiplas vozes, inclusive as mais silenciosas e apáticas. Todos devem ser contemplados: os extrovertidos e os tímidos.

Quem os escuta – docentes e gestores – não deve, em hipótese alguma, manter-se na defensiva e precisa dar devolutivas consistentes, transparentes. As sugestões e propostas devem ser devidamente coletadas e a forma sobre como serão encaminhadas devem ser detalhadas.

Outro elemento é a Escolha. O processo de aprendizagem é individual, cada aluno tem um ritmo e uma forma de aprender. A partir do momento que é dado a eles a oportunidade de escolher entre duas ou mais opções, não apenas encontram alternativas mais interessantes, como se sentem valorizados e engajados no processo de ensino e aprendizagem.

Coautoria: crianças e jovens tendem a se engajar mais na sua aprendizagem quando têm espaço para criar. Pode-se iniciar com produções pequenas, como desenhos, cartazes e dramatizações e ganhar potência com criações mais robustas, como peças de teatro, composições musicais, vídeos, podcasts, revistas em quadrinhos.

A coautoria expande quando é permitido aos estudantes envolvimento na elaboração de projetos, seja para desenvolver um produto, jogo, robô, seja para resolver um problema concreto, como a melhoria de uma praça do bairro.

O mais legal é que nesses encontros de cocriação, professores e alunos refletem juntos sobre o que não está funcionando em sala de aula e têm a oportunidade de desenhar novas possibilidades.

Corresponsabilização: trazer os alunos para busca de soluções para os desafios da escola. As escolas, nesse caso, devem engajar os estudantes em discussões e iniciativas voltadas a melhorar o seu cotidiano educacional.

Instituições de ensino que adotam modelos de gestão mais democráticos, em geral, abrem espaços para a participação efetiva dos alunos via assembleias, e conselhos, por exemplo. Mesmo assim, as discussões ainda tratam de temas superficiais, como eventos esportivos.

É bom frisar que são as experiências mais aprofundadas que conseguem engajar jovens, e entre elas estão questões como indisciplina, dificuldades de aprendizagem ou orçamento da escola.

Nesses casos, os alunos podem apontar novas perspectivas sobre os problemas e possíveis causas, além de conseguirem apoiar os docentes a formular soluções mais assertivas e a colocá-las em prática.

O melhor de implementar o processo de gestão democrática, que fomenta a participação efetiva dos alunos nas decisões da comunidade escolar é formar cidadãos. Eles aprendem desde pequenos – e no ambiente escolar, que podem e devem participar de todo processo no qual estão inseridos. E aprendem a fazê-lo de forma plena.

Para a escola, o bom é ter estudantes mais engajados na rotina, receber sugestões e soluções diferenciadas, de quem faz parte do processo, e, por consequência, alunos mais envolvidos nas aulas.

Fonte: Porvir.org

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O objetivo da palestra é abordar a Inteligência Artificial e os impactos dela na educação. A AI já está entre nós e entre os nossos estudantes, então, como a escola deve se movimentar para integrar a AI e oferecer aprendizagem significativa para os alunos?

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Roteiro da palestra

  • Inteligência Artificial: benefícios e desafios para a educação
  • Repensando o atual sistema educacional baseado no conhecimento
  • Apropriando-se das ferramentas de AI para aplicar em sala de aula
  • Inteligência Artificial e educação midiática de nossos estudantes
  • AI em atividades, pesquisas e produção de conteúdos acadêmicos
  • AI na gestão escolar e na otimização de processos
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O objetivo da palestra é mostrar os fundamentos gerais da Avaliação de Aprendizagem; diferenças entre avaliar e examinar; intencionalidades e momentos da avaliação de aprendizagem e premissa fundamentais da avaliação como processo de inclusão.

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Roteiro da palestra

  • Conceitos sobre avaliação de aprendizagem
  • Diferença entre avaliar e examinar
  • Parâmetros e instrumentos úteis à avaliação de aprendizagem
  • Compreender o processo avaliativo como instrumento de inclusão
  • Importância do processo avaliativo como mecanismo de retroalimentação do processo de ensino e de aprendizagem
  • Elementos e estratégias de inclusão em meio a processos avaliativos
  • Promoção da ideia de que o processo avaliativo considera e valoriza diferenças durante a aprendizagem
  • Destacar a importância da avaliação formativa e das devolutivas pedagógicas (feedbacks)
  • Desenvolver o olhar avaliativo cujo foco é o estudante

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Cidadania digital em sala de aula e fora dela

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O objetivo é levar aos educadores as principais problemáticas da cidadania digital aplicada ao contexto escolar, como a proteção à privacidade, a segurança da informação, acessibilidade, o ecossistema da vida civil digital, o combate a violências online e o uso de recursos educacionais abertos e gratuitos, conectando-os à BNCC e as diretrizes da Educação Profissional e Tecnológica, com foco no desenvolvimento do trabalho com crianças e jovens.

Responsável:
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E-mail de contato: cursos@educarparasergrande.com.br

Roteiro da palestra

  • Apresentar aos educadores o conceito de cidadania digital e sua relação transversal com a educação básica e também do ensino médio, por meio de leis e marcos legais no Brasil a respeito do uso de internet
  • Abordar a proteção básica e enfrentamento de violências na
  • Internet, como bullying, divulgação de vídeos particulares na rede ou ameaças
  • Compartilhar sugestões de atividades práticas sobre segurança e cidadania digital 
  • Caminhos possíveis para a resolução de situações envolvendo violências online, incluindo canais de ajuda e denúncia
  • Responsabilidade e cidadania no uso da internet, por meio do letramento informacional

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Comunidade de Prática Virtual para atualização profissional docente e de gestores dentro das escolas

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Objetivo da palestra é capacitar docentes, coordenadores e gestores a atuarem em Comunidades de Prática Virtual para construção de novos conhecimentos, pesquisas, rubricas, formas diferenciadas de avaliação; desenvolvimento de novos protocolos ou melhoria dos já existentes; aperfeiçoamento de ações de aprendizagem ou desenvolvimento de novas práticas; apropriação de novas tecnologias; solução de problemas; e monitoramento de novos projetos.

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Roteiro da palestra

  • Conceito, aplicabilidade e objetivos de uma CoPV
  • Como criar uma CoPV
  • Desenvolvimento, implementação e operacionalidade de uma CoPV
  • Trabalho na CoPV e como promover engajamento e construção de conhecimento conjunto
  • Atuando em equipe para o aperfeiçoamento de todos
  • Comunidade de Prática Virtual na Prática

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Gestão da Comunicação Escolar com foco na melhoria do processo de aprendizagem

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O objetivo é revelar os benefícios da gestão da comunicação escolar para uniformizar, engajar e gerar proatividade por parte da equipe de docentes, funcionários, pais, comunidade escolar e alunos, quando ela é gerida da forma correta.

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Roteiro da palestra

  • Gestão da Comunicação Escolar: o que é e qual é a sua finalidade
  • Impactos positivos da boa gestão da comunicação escolar para o processo de aprendizagem
  • Impactos positivos da boa gestão da comunicação escolar para o engajamento e geração de proatividade de docentes, funcionários e pais
  • Ferramentas e estratégias para implementar uma gestão da comunicação escolar de excelência na escola e/ou na rede de ensino
  • Prática: usando a gestão da comunicação escolar para equacionar problemas no processo de ensino e de aprendizagem

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Comunicação assertiva, não-violenta e escuta ativa a favor do processo de aprendizagem

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Quer levar essa palestra para sua escola, rede de ensino, evento ou congresso?

Apresentar aos docentes e gestores educacionais a relevância da boa comunicação com os estudantes para o sucesso do processo de ensino e de aprendizagem. No caso de gestores, reflexo da boa comunicação para o engajamento da equipe.

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Roteiro da palestra

  • Comunicação Assertiva, Comunicação Não-violenta e Escuta ativa: conceitos
  • Diferença e objetivos de cada uma delas na educação
  • Como desenvolvê-las no dia a dia da escola (com estudantes e pais)
  • O que muda no processo de aprendizagem a partir da boa comunicação e da escuta ativa
  • Uso da Escuta Ativa e da Comunicação Não-violenta na resolução de conflitos, desavenças, problemas provocados por ruídos comunicativos e no combate ao bullying
  • Prática: como a escola pode desenvolver estratégias da boa comunicação entre todos os seus players, na busca por resolução de seus problemas?

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Educação não-sexista: necessária para um futuro igualitário entre os gêneros

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Duração palestra: 60 minutos
Duração Workshop: 90 minutos

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O objetivo é apontar caminhos de como levar a educação não- sexista para a educação formal, de forma transversal, com a finalidade de desconstrução de conceitos e padrões preconceituosos e violência de gênero.

Responsável:
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E-mail de contato: cursos@educarparasergrande.com.br

Roteiro da palestra

  • Educação não-sexista: o que é
  • Porque a escola do século XXI deve promover a equidade entre os gêneros no ensino formal
  • Educação não-sexista e os padrões de preconceito perpetuados pela escola e pelos pais
  • Como levar a educação não-sexista para a rotina das aulas de forma transversal e naturalmente
  • Como trazer a educação não-sexista para as mais variadas áreas de conhecimento da educação básica

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Aprendizagem por meio de projetos: porque adotá-los e como desenvolvê-los em linha com a BNCC

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O objetivo é apresentar aos docentes e gestores educacionais a aplicabilidade da aprendizagem por meio de projetos e os projetos integrados interdisciplinares nas séries da educação básica, para o desenvolvimento das competências e habilidades da BNCC e nos itinerários formativos do Ensino Médio.

Responsável:
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Roteiro da palestra

  • O que é aprendizagem por meio de projetos e quais os impactos positivos dessa metodologia no processo
  • Projeto integrado interdisciplinar e seu objetivo na educação
  • Porque a aprendizagem por projetos e os projetos integrados interdisciplinares estão em linha com a BNCC e itinerários formativos do ensino médio
  • Fases do projeto integrado interdisciplinar e a educação básica
  • Apropriando-se do PII
  • Como o corpo docente deve proceder para cria-lo e desenvolvê-lo para cada turma, atuando como professor-mediador.

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Educação Midiática, Inteligência Artificial e Novos Letramentos na prática docente

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Duração palestra: 60 minutos
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O objetivo é apresentar aos docentes e gestores educacionais a importância de preparar crianças e jovens para o uso intencional da internet, como ela funciona, riscos a que estão submetidos nas redes, e como identificar e descontruir notícias falsas. Impactos dos algoritmos, bolhas e Inteligência Artificial nos conteúdos pesquisados na web.

Responsável:
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E-mail de contato: cursos@educarparasergrande.com.br

Roteiro da palestra

  • Letramento digital e letramento informacional: o que é, para que serve e como incluí-los nas disciplinas transversalmente
  • Educação midiática: o que é e para que serve
  • Entendendo como realizar pesquisas assertivas e altamente producentes na internet
  • Como funciona a internet: algoritmos e bolhas nas redes sociais digitais
  • O que é fake News, indústria de produção de notícias falsas e como se propagam
  • Impacto nocivo das fakes News na sociedade
  • Identificação de notícias falsas: como desconstruí-las para encontrar o conteúdo verdadeiro 
  • Desmistificando a Inteligência Artificial e como impacta conteúdos pesquisados e ações na Internet

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Educomunicação na prática docente: estratégias para o desenvolvimento de competências e habilidades do século XXI

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Educomunicação na prática docente: estratégias para o desenvolvimento de competências e habilidades do século XXI

Duração palestra: 60 minutos
Duração Workshop: 90 minutos

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Essa palestra tem por objetivo apresentar aos docentes e gestores escolares o processo de ensino pela e para a mídia, que utilizado com apropriação e intencionalidade, engaja os estudantes na construção de conhecimento, desenvolvendo também competências e habilidades listadas pela BNCC, como análise crítica e analítica, capacidade de trabalho em grupo, cultura digital, argumentação, protatividade e autonomia, engajamento e comunicação.

Responsável:
Sandhra Cabral

E-mail de contato: cursos@educarparasergrande.com.br

Roteiro da palestra

  • O que é educomunicação?
  • Quais os papéis da educomunicação no processo de ensino e aprendizagem?
  • Características de um professor educomunicador
  • Como inserir as estratégias da educomunicação no ensino formal de transversalmente nas disciplinas ou em projetos
  • Educomunicação, BNCC e Ensino Médio: aplicação prática

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