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Conexão à Internet e a desigualdade na aprendizagem das crianças: como resolver?

2021-06-22-11-21-44-438

Sandhra Cabral

fevereiro 2, 2021
Jornalista e Educadora

No Brasil, 89% das crianças e adolescentes são usuários de Internet. No entanto, uma parte desse público (4 milhões e 800 mil pessoas), ainda mora em domicílios sem acesso à rede, o que representa 18% dessa população.

Os dados são de pesquisa divulgada no fim do ano passado pela TIC Kids Online Brasil. O estudo também apontou que 1 milhão e 400 mil crianças e adolescentes nunca acessaram a Internet.

Quando se fala em nível mundial, uma em cada dez crianças não tem acesso ao ensino remoto, o que representa 463 milhões de crianças e adolescentes sem acesso à educação remota no mundo.

Essa situação é desastrosa, especialmente em tempos de isolamento social, nos quais as aulas são feitas em ambiente virtual. E quando pensamos nesse acesso, há dois pontos a serem observados, de acordo com Nathalia Pontes, Mestre em Psicologia da Educação pela PUC-QSP, Gestora Educacional e Coordenadora de Pesquisa e Desenvolvimento da PlayKids:  os pré-escolares, um dos públicos que mais sofreu com o ensino remoto, porque não houve estratégia para eles no ambiente virtual, e os estudantes que estão no Fundamental II e Ensino Médio, porque o ensino remoto sem estratégia adequada aprofundou a evasão escolar, que já era um problema enraizado no Brasil.

“Se observarmos a taxa de abstenção do Enem deste ano, de quase 55 por cento, já podemos ver um reflexo do impacto do aprofundamento dessa desigualdade na educação”, avalia a pesquisadora.

“E o impacto nessas crianças que não conseguiram ou não se sentiram seguras para fazer a prova, uma vez que não tiveram oportunidade de estudar por falta de acesso à internet, pode ser muito profundo. Muitas podem não continuar os estudos, não seguirem para o ensino superior. E os reflexos disso podem ser ainda maiores, como impactar as vidas delas em relação ao futuro profissional, inserção no mercado de trabalho, salários e por aí vai”, pondera Nathalia Pontes.

É urgente que se pense com muita atenção nesses estudantes e se adotem políticas públicas, bem como ações de toda a sociedade, no sentido de reverter essa situação.

Quando se fala em ensino remoto, outro problema, além do acesso à Internet, é a qualidade de acesso. Muitas vezes a conexão é tão ruim, que o estudante não consegue acompanhar as aulas e fica a dúvida do quanto esse aluno vai absorver do que é transmitido a eles.

Há ainda o caso de crianças que nunca tiveram acesso à internet – 1 milhão e 400 mil –, que exige muito mis empenho por parte de governos nas três esferas para que elas possam ter condições iguais de educação, em relação aos estudantes que têm essa possibilidade.

Para Nathalia Pontes, Mestre em Psicologia da Educação pela PUC-SP, Gestora Educacional e Coordenadora de Pesquisa e Desenvolvimento da PlayKids, enquanto não se coloca em prática programas que levem internet a todas às crianças e adolescentes, é preciso pensar rapidamente em planos B, C e D, para que esses alunos recebam o mesmo conteúdo e tenham a mesma possibilidade de trocar com os professores que os demais.

“Uma das coisas que é possível fazer nesse momento é pensar em outras atividades que possam ser desenvolvidas, focando-se nesse público, como levar o conteúdo por meio de programas de rádio, programas de TV, atividades paralelas que reforcem o aprendizado, incentivo à leitura, à matemática financeira, ou seja, criar fórmulas que mantenham essas crianças em contato constante com a educação. Ações desse tipo são muito poderosas para mantê-los em contato com a escola e com o processo de ensino e aprendizado, além de serem necessárias”, completa.

A pesquisadora também reforça a necessidade de o setor educacional aproveitar essa fase de ensino remo e investir na apropriação da tecnologia a favor da educação.

Segundo Nathalia Pontes, essa apropriação é feita com muito sucesso e excelentes resultados, quando se fala em aprendizagem, em países que estão na ponta em relação à educação com a Finlândia, por exemplo.

Esse investimento no setor educacional passa também pela atualização profissional de docentes e gestores e de estruturação de estratégias que devem partir de todos os segmentos da sociedade.

Esse conteúdo e muito mais foi tirado da live feita por Sandhra Cabral com Nathalia Pontes, Mestre em Psicologia da Educação pela PUC-SP, Gestora Educacional e Coordenadora de Pesquisa e Desenvolvimento da PlayKids. A live está no canal do Youtube do Educar para Ser Grande e pode ser acessada pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=ERNKpftKirA

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Inteligência Artificial: avanços dessa tecnologia exigem respostas novas da educação

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Duração palestra: 60 minutos
Duração Workshop: 90 minutos

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O objetivo da palestra é abordar a Inteligência Artificial e os impactos dela na educação. A AI já está entre nós e entre os nossos estudantes, então, como a escola deve se movimentar para integrar a AI e oferecer aprendizagem significativa para os alunos?

Responsável:
Sandhra Cabral

E-mail de contato:
cursos@educarparasergrande.com.br

Roteiro da palestra

  • Inteligência Artificial: benefícios e desafios para a educação
  • Repensando o atual sistema educacional baseado no conhecimento
  • Apropriando-se das ferramentas de AI para aplicar em sala de aula
  • Inteligência Artificial e educação midiática de nossos estudantes
  • AI em atividades, pesquisas e produção de conteúdos acadêmicos
  • AI na gestão escolar e na otimização de processos
  • AI utilizada por docentes na preparação de aulas, na preparação de avaliações e no estímulo à construção de conhecimento

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Avaliação de Aprendizagem: processo de inclusão de estudantes e retroalimentação do processo de ensino

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Duração palestra: 60 minutos
Duração Workshop: 90 minutos

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O objetivo da palestra é mostrar os fundamentos gerais da Avaliação de Aprendizagem; diferenças entre avaliar e examinar; intencionalidades e momentos da avaliação de aprendizagem e premissa fundamentais da avaliação como processo de inclusão.

Responsável:
Sandhra Cabral

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Roteiro da palestra

  • Conceitos sobre avaliação de aprendizagem
  • Diferença entre avaliar e examinar
  • Parâmetros e instrumentos úteis à avaliação de aprendizagem
  • Compreender o processo avaliativo como instrumento de inclusão
  • Importância do processo avaliativo como mecanismo de retroalimentação do processo de ensino e de aprendizagem
  • Elementos e estratégias de inclusão em meio a processos avaliativos
  • Promoção da ideia de que o processo avaliativo considera e valoriza diferenças durante a aprendizagem
  • Destacar a importância da avaliação formativa e das devolutivas pedagógicas (feedbacks)
  • Desenvolver o olhar avaliativo cujo foco é o estudante

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Cidadania digital em sala de aula e fora dela

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Duração palestra: 60 minutos
Duração Workshop: 90 minutos

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O objetivo é levar aos educadores as principais problemáticas da cidadania digital aplicada ao contexto escolar, como a proteção à privacidade, a segurança da informação, acessibilidade, o ecossistema da vida civil digital, o combate a violências online e o uso de recursos educacionais abertos e gratuitos, conectando-os à BNCC e as diretrizes da Educação Profissional e Tecnológica, com foco no desenvolvimento do trabalho com crianças e jovens.

Responsável:
Sandhra Cabral

E-mail de contato: cursos@educarparasergrande.com.br

Roteiro da palestra

  • Apresentar aos educadores o conceito de cidadania digital e sua relação transversal com a educação básica e também do ensino médio, por meio de leis e marcos legais no Brasil a respeito do uso de internet
  • Abordar a proteção básica e enfrentamento de violências na
  • Internet, como bullying, divulgação de vídeos particulares na rede ou ameaças
  • Compartilhar sugestões de atividades práticas sobre segurança e cidadania digital 
  • Caminhos possíveis para a resolução de situações envolvendo violências online, incluindo canais de ajuda e denúncia
  • Responsabilidade e cidadania no uso da internet, por meio do letramento informacional

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Comunidade de Prática Virtual para atualização profissional docente e de gestores dentro das escolas

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Duração palestra: 60 minutos
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Objetivo da palestra é capacitar docentes, coordenadores e gestores a atuarem em Comunidades de Prática Virtual para construção de novos conhecimentos, pesquisas, rubricas, formas diferenciadas de avaliação; desenvolvimento de novos protocolos ou melhoria dos já existentes; aperfeiçoamento de ações de aprendizagem ou desenvolvimento de novas práticas; apropriação de novas tecnologias; solução de problemas; e monitoramento de novos projetos.

Responsável:
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Roteiro da palestra

  • Conceito, aplicabilidade e objetivos de uma CoPV
  • Como criar uma CoPV
  • Desenvolvimento, implementação e operacionalidade de uma CoPV
  • Trabalho na CoPV e como promover engajamento e construção de conhecimento conjunto
  • Atuando em equipe para o aperfeiçoamento de todos
  • Comunidade de Prática Virtual na Prática

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Gestão da Comunicação Escolar com foco na melhoria do processo de aprendizagem

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Duração palestra: 60 minutos
Duração Workshop: 90 minutos

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O objetivo é revelar os benefícios da gestão da comunicação escolar para uniformizar, engajar e gerar proatividade por parte da equipe de docentes, funcionários, pais, comunidade escolar e alunos, quando ela é gerida da forma correta.

Responsável:
Sandhra Cabral

E-mail de contato: cursos@educarparasergrande.com.br

Roteiro da palestra

  • Gestão da Comunicação Escolar: o que é e qual é a sua finalidade
  • Impactos positivos da boa gestão da comunicação escolar para o processo de aprendizagem
  • Impactos positivos da boa gestão da comunicação escolar para o engajamento e geração de proatividade de docentes, funcionários e pais
  • Ferramentas e estratégias para implementar uma gestão da comunicação escolar de excelência na escola e/ou na rede de ensino
  • Prática: usando a gestão da comunicação escolar para equacionar problemas no processo de ensino e de aprendizagem

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Comunicação assertiva, não-violenta e escuta ativa a favor do processo de aprendizagem

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Duração palestra: 60 minutos
Duração Workshop: 90 minutos

Quer levar essa palestra para sua escola, rede de ensino, evento ou congresso?

Apresentar aos docentes e gestores educacionais a relevância da boa comunicação com os estudantes para o sucesso do processo de ensino e de aprendizagem. No caso de gestores, reflexo da boa comunicação para o engajamento da equipe.

Responsável:
Sandhra Cabral

E-mail de contato: cursos@educarparasergrande.com.br

Roteiro da palestra

  • Comunicação Assertiva, Comunicação Não-violenta e Escuta ativa: conceitos
  • Diferença e objetivos de cada uma delas na educação
  • Como desenvolvê-las no dia a dia da escola (com estudantes e pais)
  • O que muda no processo de aprendizagem a partir da boa comunicação e da escuta ativa
  • Uso da Escuta Ativa e da Comunicação Não-violenta na resolução de conflitos, desavenças, problemas provocados por ruídos comunicativos e no combate ao bullying
  • Prática: como a escola pode desenvolver estratégias da boa comunicação entre todos os seus players, na busca por resolução de seus problemas?

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Educação não-sexista: necessária para um futuro igualitário entre os gêneros

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Educação não-sexista: necessária para um futuro igualitário entre os gêneros

Duração palestra: 60 minutos
Duração Workshop: 90 minutos

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O objetivo é apontar caminhos de como levar a educação não- sexista para a educação formal, de forma transversal, com a finalidade de desconstrução de conceitos e padrões preconceituosos e violência de gênero.

Responsável:
Sandhra Cabral

E-mail de contato: cursos@educarparasergrande.com.br

Roteiro da palestra

  • Educação não-sexista: o que é
  • Porque a escola do século XXI deve promover a equidade entre os gêneros no ensino formal
  • Educação não-sexista e os padrões de preconceito perpetuados pela escola e pelos pais
  • Como levar a educação não-sexista para a rotina das aulas de forma transversal e naturalmente
  • Como trazer a educação não-sexista para as mais variadas áreas de conhecimento da educação básica

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Aprendizagem por meio de projetos: porque adotá-los e como desenvolvê-los em linha com a BNCC

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Duração palestra: 60 minutos
Duração Workshop: 90 minutos

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O objetivo é apresentar aos docentes e gestores educacionais a aplicabilidade da aprendizagem por meio de projetos e os projetos integrados interdisciplinares nas séries da educação básica, para o desenvolvimento das competências e habilidades da BNCC e nos itinerários formativos do Ensino Médio.

Responsável:
Sandhra Cabral

E-mail de contato: cursos@educarparasergrande.com.br

Roteiro da palestra

  • O que é aprendizagem por meio de projetos e quais os impactos positivos dessa metodologia no processo
  • Projeto integrado interdisciplinar e seu objetivo na educação
  • Porque a aprendizagem por projetos e os projetos integrados interdisciplinares estão em linha com a BNCC e itinerários formativos do ensino médio
  • Fases do projeto integrado interdisciplinar e a educação básica
  • Apropriando-se do PII
  • Como o corpo docente deve proceder para cria-lo e desenvolvê-lo para cada turma, atuando como professor-mediador.

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Educação Midiática, Inteligência Artificial e Novos Letramentos na prática docente

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Educação Midiática, Inteligência Artificial e Novos Letramentos na prática docente

Duração palestra: 60 minutos
Duração Workshop: 90 minutos

Quer levar essa palestra para sua escola, rede de ensino, evento ou congresso?

O objetivo é apresentar aos docentes e gestores educacionais a importância de preparar crianças e jovens para o uso intencional da internet, como ela funciona, riscos a que estão submetidos nas redes, e como identificar e descontruir notícias falsas. Impactos dos algoritmos, bolhas e Inteligência Artificial nos conteúdos pesquisados na web.

Responsável:
Sandhra Cabral

E-mail de contato: cursos@educarparasergrande.com.br

Roteiro da palestra

  • Letramento digital e letramento informacional: o que é, para que serve e como incluí-los nas disciplinas transversalmente
  • Educação midiática: o que é e para que serve
  • Entendendo como realizar pesquisas assertivas e altamente producentes na internet
  • Como funciona a internet: algoritmos e bolhas nas redes sociais digitais
  • O que é fake News, indústria de produção de notícias falsas e como se propagam
  • Impacto nocivo das fakes News na sociedade
  • Identificação de notícias falsas: como desconstruí-las para encontrar o conteúdo verdadeiro 
  • Desmistificando a Inteligência Artificial e como impacta conteúdos pesquisados e ações na Internet

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Educomunicação na prática docente: estratégias para o desenvolvimento de competências e habilidades do século XXI

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Educomunicação na prática docente: estratégias para o desenvolvimento de competências e habilidades do século XXI

Duração palestra: 60 minutos
Duração Workshop: 90 minutos

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Essa palestra tem por objetivo apresentar aos docentes e gestores escolares o processo de ensino pela e para a mídia, que utilizado com apropriação e intencionalidade, engaja os estudantes na construção de conhecimento, desenvolvendo também competências e habilidades listadas pela BNCC, como análise crítica e analítica, capacidade de trabalho em grupo, cultura digital, argumentação, protatividade e autonomia, engajamento e comunicação.

Responsável:
Sandhra Cabral

E-mail de contato: cursos@educarparasergrande.com.br

Roteiro da palestra

  • O que é educomunicação?
  • Quais os papéis da educomunicação no processo de ensino e aprendizagem?
  • Características de um professor educomunicador
  • Como inserir as estratégias da educomunicação no ensino formal de transversalmente nas disciplinas ou em projetos
  • Educomunicação, BNCC e Ensino Médio: aplicação prática

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