Ah, a escola!
Eu tenho incríveis recordações da primeira escola onde estudei e de todas as outras pelas quais passei! Nelas aprendi muito, conheci gente, formei amizades que carrego pela vida, dei de cara com grandes mestres, que, se pudesse, agradeceria a todos um a um.
Mas a minha experiência, infelizmente, não é compartilhada por todos.
Muita gente considera que a escola não merece homenagem, por achá-la chata, um lugar onde se deve ir por obrigação, com hora marcada de entrada e de saída, e se esforçar para aprender muita coisa que nem sabemos ao certo para que servirá em nossa vida.
Então, vamos por partes!
Obrigações e horários determinados são comuns à rotina de todos dentro e fora da escola: temos horários para ir ao trabalho e até mesmo para fazer aquela aula que adoramos na academia.
Isso quer dizer que a rotina estabelecida pela escola serve como treinamento para a vida adulta.
Já em relação ao esforço e dedicação para o aprendizado, deve-se sempre levar em conta que aprender algo fantástico, além de ser um desafio para a inteligência de cada um. Isso sem falar que todo conhecimento adquirido será um dia, de uma forma ou de outra, utilizado! Conhecimento enriquece que o tem!
Por todos esses motivos, a escola é, ou deveria ser, um lugar sagrado.
É nela que podemos, ou deveríamos poder, satisfazer toda a nossa curiosidade, receber estímulos preciosos para criatividade, desenvolver nossos talentos, aprender a lidar com o mundo, com as pessoas e com esse emaranhado de informações que recebemos todos os dias.
A escola é, ou deveria ser, o lugar onde aprendemos a empreender, a buscar nossos sonhos, desenhando dia a dia nossos projetos mais belos de vida. É nela que aperfeiçoamos a educação dada em casa, a ética, a cidadania, o respeito pelo outro!
Aliás, se você está lendo esse texto agora, com certeza foi em uma escola que adquiriu tal capacidade.
Mas a escola vai além… Não é apenas um espaço de treinamento e aprendizado. Ela também é um local de convivência, de formação de laços afetivos de boas amizades. É um local onde também aprendemos a lidar com nossa ansiedade e emoções!
Valorização da Escola
Por isso, nesse dia, chamo a todos para a extrema necessidade de repensarmos sobre o valor que estamos conferindo às nossas escolas, já que é por meio dos conteúdos e metodologias, por meio da produção científica, e da reflexão filosófica que conseguimos desenvolver nos estudantes a capacidade de se posicionarem criticamente diante dos problemas e das diferentes questões sociais, políticas e econômicas que lhes chegam diariamente.
Assim, a escola, enquanto instituição social, precisa retomar seu lugar de alto valor em nosso País, e voltar a ser valorizada por todos nós, num trabalho que necessita envolver desde os gestores públicos nas três esferas, professores, gestores das instituições, pais, alunos e toda a comunidade.
Que tal usar a data para pensarmos no que é possível fazermos para melhorarmos a escola onde nossos filhos estudam? Ela tem problemas graves, não apenas no quadro de funcionários como também estruturais? O que podemos fazer para alertar para tais problemas e buscar soluções?
Sim, ela pode ser pública, mas o problema também é seu…
Que tal nos contar o que você percebe de bom e de ruim na escola onde leciona, estuda ou onde seu filho recebe conhecimento todos os dias? Vamos lá, comente, dê sua opinião!